Musicoterapia (novo)

Inscreva-se Neste Curso

Musicoterapia (novo)

Habilitar profissionais das áreas da Saúde, Educação e Música para o exercício da profissão de Musicoterapeuta, aprofundando o conhecimento em duas áreas específicas: a Música e a Terapia. Capacitar como terapeuta que utiliza a música como meio principal para desenvolver processos terapêuticos e alcançar resultados positivos físicos, mentais, emocionais e sociais.

Objetivos Específicos:

Desenvolver habilidades e competências para intervenções musico terapêuticos no âmbito da prevenção, promoção e reabilitação da saúde. Analisar os fundamentos e conceitos de terapia através da Música, refletindo sobre os contextos: sociais, históricos, econômicos e culturais que os consolidaram, relacionando-os às novas realidades. Compreender a necessidade da articulação entre as diferentes áreas do conhecimento (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade) para a construção de uma visão mais ampla e adequada da realidade a partir de um saber não fragmentado. Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a terapia. Analisar e refletir sobre a função social do musicoterapeuta na  contemporaneidade. Refletir sobre o uso das novas tecnologias da música como ferramenta terapêutica e suas implicações na prática.

“A Musicoterapia é a utilização da Música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento.” (Federação Mundial de Musicoterapia, 1996. Revista Brasileira de Musicoterapia, Ano I, Número 2, 1996).

Público-alvo:

Graduados de diversas áreas: Música, Saúde, Educadores, Gestores que atuem ou tenham interesse nas áreas da Música e Terapia, bem como os demais profissionais que gostariam de desenvolver e empregar a música como elemento terapêutico, mas, também, para Gestão de Instituições,  CAPs, Supervisão, Pesquisa, e demais funções relacionadas ao campo da terapia através da Música.

Reconhecimento: Portaria MEC n0 1005 de 17/05/2001, Publicação: DOU de 22/05/2001

Corpo docente e Coordenação do Curso

Doutores, mestres e especialistas (Art.4º da Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007)

Documentos

RG

CPF

Comprovante de endereço (Atualizado)

Certidão de Nascimento ou Casamento

Histórico da Graduação

Diploma da Graduação

Duração

12 meses

Carga horária 420 horas

Matriz Curricular:

Introdução à Musicoterapia, conceitos e atuação profissional

Fundamentos da Musicoterapia

Introdução à prática Clínica Musicoterapica

Teorias, Técnicas e Métodos em Musicoterapia

Metodologia da Pesquisa

Neurologia e Musicoterapia

Música e Cultura Brasileira

Música e Musical na Musicoterapia

Educação Musical no Ensino Infantil e Fundamental

Musicoterapia Aplicada

Psicopatologia e Saúde Mental

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

Compartilhe

1
×
Olá,
Está com Dúvidas?